Tendências e Inovações para o Turismo 2022

5 práticas recomendadas sobre Canais Digitais e Marketing

 para hotelaria faladas no Fórum Regional de Turismo Fluminense

 

Conheça a seguir os cinco pontos essenciais falados no Fórum Regional de Turismo Fluminense, que ocorreu na cidade de Itatiaia-RJ, com participação especial da Empório High-Tech, sobre o que você precisa saber para melhorar seu desempenho no turismo neste ano!

 

  • Seja encontrado 

Você já se perguntou como seu hóspede chega até o seu hotel ou como ele o encontrou?

Ainda que o caminho tenha sido indicação, em algum momento ele realizou alguma busca pelos seus canais digitais e essa é a principal razão para você investir na sua presença digital!

Hoje, ser encontrado pelo cliente é o principal caminho para que seu negócio tenha contato com o público, em qualquer lugar e momento em que esteja buscando informações para o planejamento da viagem, como um lindo destino para relaxar e se divertir com uma estadia incrível que facilite sua experiência.

Para isso, utilize as redes sociais e o Google a seu favor para que seja visto na hora certa, no local certo e pelo usuário potencial.

Invista em perfis em canais onde seu público-alvo ideal está, como Facebook, Instagram, Youtube, Twitter ou Whatsapp. Aqui, é importante compreender quem é sua persona e os comportamentos das gerações.

E não se esqueça do mais importante: tenha um Google Meu Negócio completo e atraente, com todas suas informações mais importantes e atualizadas sobre seu hotel ou pousada. É um recurso gratuito do maior buscador de pesquisas do mundo e que tem integração com o Google Maps.
Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado!

 

  • Conveniência na jornada de compra 

Coloque seu consumidor no centro das operações de marketing e foque em ações que sejam convenientes com as necessidades e a jornada de compra do usuário, através de uma boa experiência digital e autonomia do cliente.
O que isso quer dizer?

Proporcione sites institucionais atrativos e responsivos (bom funcionamento em aparelhos móveis), que não demorem a carregar e sejam fáceis de navegar;

Tenha atendimento personalizado e humanizado, seja com chatbots ou pessoas reais, em toda jornada para dar suporte a informações, dúvidas e compras;

Invista em motores de reservas onlines de fácil compreensão e rápida conclusão de compra;

Exiba todos seus contatos, deixando-os visíveis e acessíveis, entre outros.

 

  • Experiência e relacionamento

Já se perguntou como seu empreendimento de turismo pode ser muito mais que uma prestação de serviço para seu hóspede? Qual é o seu diferencial?

Há algum tempo, o comportamento do consumidor mudou e foram criadas novas expectativas para o consumo. Isto é, não compramos mais pelo simples preço monetário, mas consumimos serviços ou produtos pelos valores e experiências agregados e que se identificam com o nosso modo de pensar e viver.

Logo, para conquistar clientes fiéis e fãs da sua marca, crie experiências de estadia e hospedagem que se tornem marcos memoráveis para seu hóspede. Isso pode ser trabalhado desde um atendimento personalizado e único, bem como com a integração de sensações e sentimentos por meio de decoração, gastronomia, pacotes especiais e temáticos, atividades de bem-estar e passeios exclusivos, por exemplo.

Esses processos o ajudarão a criar um relacionamento profundo, íntimo, exclusivo e confiável entre marca e consumidor, trazendo resultados como conversões e bom posicionamento no mercado.

Dica: estabeleça experiências e relacionamentos com unicidade e identidade com os valores da marca tanto no ambiente físico como no digital.

 

  • Fotos que vendem

Seja nas redes sociais ou em campanhas, as imagens são a porta de entrada de venda e argumento visual que melhor retratam o que um hotel ou pousada pode oferecer ao seu hóspede. Uma boa estética e identidade visual bem aplicada das fotos são uma importante estratégia do marketing para captar a atenção do consumidor e aumentar o desejo de “estar ali” e de consumo, num mundo de tanta concorrência.

Por isso, invista num banco de imagem próprio e em fotografias e vídeos realizados por profissionais capacitados, que conseguirão extrair os melhores ângulos e essência dos espaços físicos, das experiências oferecidas e da região onde o hóspede estará.

A contratação de um profissional garante além da qualidade de resolução, os formatos necessários para trabalhar nas mídias online e offline.

Uma imagem vale mais que mil palavras num mundo onde o primeiro contato e aparência valem a atenção de quem vê.

 

  • Autoridade 

Ser referência no universo de temas do seu nicho de mercado é essencial para estimular confiabilidade, segurança, autoridade e referência no seu relacionamento com o cliente final, que não só busca informações de reserva, mas que também consome conteúdos informativos e de entretenimento que podem influenciar positivamente no planejamento da sua viagem.

Logo, poste conteúdos sobre os pontos turísticos da cidade, o que fazer, onde comer, curiosidades locais e históricas, dicas de transporte e hospedagem; mostre e fale sobre os bastidores do hotel ou pousada e informações pertinentes como reservas e pacotes de feriados; divulgue como prova social do seu desempenho os feedbacks e indicações de outros hóspedes; traga assuntos pertinentes do mundo das viagens e esteja sempre disposto a escutar o que seu cliente quer saber e precisa.

Ter autoridade exerce uma boa imagem e poder de influência na decisão de compra.

 

Desses 5 passos sobre canais digitais e marketing, qual sua empresa precisa melhorar mais? Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco e veja como podemos lhe ajudar mais!

A Empório High-tech é uma agência de marketing e desenvolvimento web especializada em hotéis em pousada há mais de 16 anos, com clientes do norte ao sul do Brasil.

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