Jogada de mestre ou furada?
Conheça as regras desse jogo e evite a desclassificação.
Sorteios, concursos culturais e ações promocionais nas redes sociais são uma tendência cada vez maior. Em 2021, vimos explodir nas redes sociais os sorteios e bolões relâmpagos. É comum encontrarmos diversas contas empresariais realizando sorteios para alcançar um número maior de pessoas e conquistar potenciais clientes, mas você conhece todo o processo e todos os riscos dessas ações?
Confira as principais diferenças de sorteios e concursos e como praticá-los de forma eficaz e segura
De acordo com a legislação brasileira, todo tipo de aposta deve ser registrado e autorizado. A seguir, podemos conferir um pouco das principais regras e características de cada processo:
- Sorteios:
- Devem ser autorizado pela Caixa Econômica Federal;
- O processo para registro leva em média 45 dias, por isso, planejamento é essencial;
- A autorização tem um custo proporcional ao valor do prêmio;
- O regulamento deve ser disponibilizado para o público.
- Concurso Cultural:
- Seu objetivo não pode ser a promoção de uma marca;
- A premiação não pode ser feita com produtos da empresa organizadora;
- Não é permitido solicitar informações dos participantes.
A lei que rege esses procedimentos no Brasil é a nº 5.768, de 1971. Apesar de ser de uma época distante, com outros hábitos e comportamentos, ela ainda é utilizada para regulamentar essas ações.
Os sorteios e seus principais impactos na estratégia de marketing do seu negócio
Trazendo para a ótica do marketing, outros aspectos devem ser levados em consideração. A grande maioria das empresas embarcam nessas ações para conquistar novos seguidores e até mesmo melhorar seu desempenho orgânico.
Mas não se engane, algumas reflexões precisam ser feitas:
1- Será que o público que chegou até você, interessado somente no prêmio, realmente é aquele que vai consumir sua marca?
Mais do que quantidade, é preciso qualidade no seu público. De nada adianta muitos seguidores se eles não interagem com suas publicações e consomem seus produtos ou serviços.
2- Há quem diga que os sorteios ajudam a driblar o algoritmo, pois o alto número de curtidas e comentários vai fazer com que o Instagram te veja como uma conta relevante.
Hoje, o algoritmo do Instagram e do Facebook já entendem quando uma publicação tem comportamento atípico do habitual da sua conta. Por isso, o desempenho grandioso em uma única publicação pouco reflete no engajamento da sua conta como um todo.
A principal orientação para a empresa que planeja realizar alguma das ações citadas é procurar seu advogado e sua equipe de marketing digital. Eles poderão ajudá-lo a entender como e o que fazer e planejar suas promoções para minimizar os riscos e obter os melhores resultados.
E vale lembrar: todo tipo de sorteio ou concurso cultural é vetado para pessoas físicas.
O descumprimento da legislação pode trazer consequências para você e para o seu negócio.