4 passos básicos para você criar um Negócio Digital

Para empresas que estão nascendo, principalmente no ambiente digital, existem alguns passos que devem ser seguidos para preservar sua marca e iniciar sua presença. 

Estar no meio digital nunca foi tão imprescindível como nos dias atuais, principalmente no cenário da pandemia da Covid-19. 

Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Conferência das Nações Unidas, sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), 92,2 % das pequenas empresas hoje já utilizam a Internet para alavancar seus negócios e estão incluídas digitalmente

Ter um negócio no ambiente virtual significa estar mais próximo do consumidor, manter e ampliar o mercado, aumentar o lucro e as vendas, além de se posicionar digital e socialmente. 

A pandemia do coronavírus, juntamente com o isolamento social, implicou na mudança dos hábitos de consumo do consumidor, como mostra a pesquisa ‘Shopping During The Pandemic’, feita pela Ipsos, que explica que, só no Brasil, 47% das pessoas têm feito mais compras online do que antes; um índice maior que do mundo todo que é de 43% . Esse cenário implicou em ameaças e oportunidades para o crescimento do mercado e economia mundial.

 

Criei meu negócio. E agora? 

Pontos importantes para você começar a construir a sua empresa na internet!

1- Estabeleça sua identidade visual. 

Ainda que você não tenha como investir em uma marca profissional (branding) no primeiro momento, definir qual será o seu estilo visual e a identidade do seu negócio é essencial para garantir o primeiro ponto de contato e reconhecimento da marca pelo público consumidor.

Por isso,  é muito importante que haja a definição desses seguintes tópicos:

Logo: determine qual é o melhor nome e imagem que representa o seu negócio como um todo, pois são esses elementos que farão sua marca ser lembrada e reconhecida pelos clientes;

Cores: escolha um conjunto de cores que converse e combine com a mensagem e imagem da sua marca no meio digital. As cores ajudarão a criar uma identidade visual em todas plataformas digitais que estiver;

Tipografia: selecione uma família de fontes (letras) para títulos para chamar atenção, e uma outra família de fontes (letras) para os textos explicativos. As letras devem ser legíveis, combinar entre si e facilitar a leitura e compreensão da mensagem passada;

Linguagem: busque falar com seu público de forma simples, direta e acessível, assim a comunicação ficará mais humanizada. Pense assim: se sua marca fosse uma pessoa, como ela falaria e se relacionaria com as pessoas? A resposta garantirá uma personalidade única e diferenciada para o seu negócio.

 

DICA: Canva – ou Canva Pro
A plataforma intuitiva de design permite que você mesmo desenvolva sua identidade visual e conteúdo em imagens!

 

2- Faça seu registro. 

Pode ser cedo para ter seu próprio site institucional ou e-commerce, mas resguarde o nome da sua empresa já registrando o seu domínio (endereço do site). No futuro, você poderá utilizá-lo para sites e e-mails, dando maior credibilidade e profissionalismo aos seus meios de contato com o consumidor.

 

DICA: Você pode realizar seu cadastro e o registro do seu domínio virtual com extensão .BR no site registro.br
Para conhecer outros sites de registro de domínio virtual, acesse aqui!

 

3- Crie suas contas nas redes sociais. 

Analise as que fazem sentido para seu negócio, faça as configurações iniciais e programe-se para iniciar a divulgação da sua marca, produtos/serviços e conteúdo.

Segundo o SEBRAE, por causa da pandemia do coronavírus, só no final de 2020,  70% dos negócios do Brasil já estavam usando as principais redes sociais – Whatsapp, Instagram e Facebook – como suas plataformas de vendas virtuais.

 

4- Cadastre-se no Google. 

O Google Meu Negócio é uma ficha cadastral que disponibiliza suas principais informações para o público no maior buscador de pesquisa do mundo. O cadastro é gratuito e te permite ser encontrado pelos que buscam seu negócio ou seu serviço. 

 

DICA: No Google Meu Negócio, quanto mais informação, melhor!
Preencha sobre seu negócio e seus produtos, mantenha a ficha atualizada e não esqueça de responder as avaliações. 

 

Empreender no digital não é fácil! Este pequeno guia dos primeiros passos lhe auxiliará com os primeiros passos para que você possua sua identidade, seja encontrado e também alcance seu público na internet. 

Se quiser conhecer mais sobre o assunto, tiver alguma dúvida, ou melhor, se desejar iniciar seu sonho a todo vapor, nós, da Empório High Tech , estamos aqui para te ajudar!

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