Como se preparar para as próximas datas comerciais de 2022?

Confira 6 dicas de como se planejar com antecipação e
 conquistar bons resultados neste fim de ano agitado para o varejo

Os últimos meses de 2022 prometem ser agitados para o setor de marketing e vendas dos negócios que trabalham com produtos ou serviços. Mas por quê?

Só no último trimestre do ano, diversos eventos contribuirão para uma compra elevada em determinados segmentos de mercado devido a diferenciais e preços atrativos. Tais eventos são:

Outubro: Eleições, Dia das Crianças e Halloween;
Novembro: Copa do Mundo e Black Friday;
Dezembro: Férias escolares, Natal e Ano Novo.

Para alguns segmentos – como moda & beleza, brinquedos, eletrônicos, turismo – uma agenda como essa que está por vir pode ser certeza de vendas e receita. No entanto, para outros, os resultados podem ser imprevisíveis ou até mesmo soarem indiferentes.

Logo, haja fôlego para aguentar tantos acontecimentos e pique para aproveitar todas essas oportunidades com a máxima eficiência para recolher bons resultados.

Mas você sabe como utilizar esse calendário a favor do seu negócio e como se planejar?
Confira a seguir algumas dicas:

1 – Oportunidade de Vendas
Se você trabalha com produtos ou serviços, muitos desses eventos de fim de ano representam oportunidades de vendas. A sazonalidade vem com tudo para aqueles que surfam nessa onda e preparam ações temáticas para aproveitar as datas e envolver o consumidor.

No meio digital, invista em postagens e campanhas atrativas, com a identidade de cada um desses eventos, para atrair a atenção do seu público e engajá-lo aproveitando os apelos comerciais das datas.

 

2 – Humanização
As pessoas querem, cada vez mais, se relacionar com as empresas. A maioria desses eventos são excelentes oportunidades para você se posicionar e relacionar. Mais do que postagens comemorativas nas redes sociais, planeje ações que engajem seus colaboradores ou clientes, entre na brincadeira e se envolva.

Que tal voltar a ser criança por um dia, ou reviver a paixão de torcer pelo Brasil na copa? Caso tenha um espaço físico, crie um ambiente temático ou vista sua equipe a caráter, por exemplo.

 

3 – Ambientação
Se você tem um ambiente físico ou digital, aproveite todos esses eventos para criar espaços temáticos. Logo de cara, seu público vai se identificar e entender que vocês estão na mesma página.

Na sua loja ou escritório, busque uma decoração específica que atraia seus clientes. Se você quiser algo mais elaborado, pense em um ambiente instagramável para estimular as fotos e vídeos, engajando suas redes sociais.

No seu site e canais digitais, providencie banners e postagens que demonstrem que você já está no clima e aproveitando as possibilidades da data. Tente linkar os temas com a sua área e, se possível, crie oportunidades de venda.

 

4 – Planejamento com antecedência
Com tantas datas com teor comercial vindo, a melhor maneira para lidar com elas é elaborar um planejamento estratégico com antecedência, para que não ocorra nenhum erro previsível na época de grande movimentação desses dias pelo público. Então o que elaborar nesse planejamento?

  • Separe quais são as datas mais convenientes para sua empresa;
  • Liste as principais prioridades e objetivos de marketing  e vendas que pretende alcançar;
  • Enumere um plano de ação para realização das tarefas e defina prazos e responsáveis;
  • Pense em quais canais de comunicação ocorrerão a divulgação, atendimento ao cliente e produção de conteúdo;
  • Estude o orçamento cabível para realização das ações;
  • Analise a disponibilidade de estoque de produtos e como melhorar a logística de entrega, caso venda online. Caso seja físico, veja como melhorar a disposição deles no ambiente para os consumidores;
  • Busque referências de atrativos temáticos e experiências que possam fornecer ao público consumidor para aumentar o desejo de compras e consequentemente, o número de vendas e de novos clientes;
  • Por último, atente-se ao tempo de execução e a data real do evento.

 

5 – Inovação e criatividade
Entregar além do que o cliente espera é uma das principais estratégias que garantem uma repercussão positiva da marca mesmo depois da compra efetiva. Logo, quem inova com criatividade, sai na frente dos concorrentes.

Então, que tal essas ideias?

  • Faça lives commerce interativas e com entretenimento, mas vendendo diretamente seu produto nas redes sociais, como o case das Americanas no Black Friday 2021. Ou faça lives explicando como usar seu produto ou serviço;
  • Já pensou em criar “collabs” com influenciadores de pequeno porte ou outras marcas que combinam com seu nicho de mercado e público? Com ações assertivas e criativas, podem garantir bons resultados de influência na decisão de compra final dos seguidores e compradores;
  • Seja no físico ou no digital, pense numa experiência de compra agradável e imersiva com produção de embalagens temáticas, brindes exclusivos e personalizados, comunicação amigável e atenciosa, entre outros;
  • Forme uma comunidade de “clientes fãs” da sua marca convidando seu público a participar. Ofereça “mimos” como acesso primeiro aos cupons de descontos, combos de ofertas especiais e as próximas novidades dos eventos comemorativos.

 

6 – Importância do alinhamento entre digital e físico
No varejo, área de maior destaque em períodos como Natal, Black Friday e Dia das Crianças, há muitos negócios que possuem ambiente físico (lojas) e digital (e-commerce) simultaneamente. Fato que exige alinhamento, unidade e harmonia entre ambos, para que a comunicação e atendimento ao cliente não sofra rupturas ou ruídos.

Por isso, é necessário que o off e online estejam em sintonia, porque o perfil do consumidor atualmente é omnichannel, isto é, ele entra em contato com a marca em diversos canais durante sua jornada de compra.

O que precisamos ter em mente é que, para otimizar os resultados e ter uma experiência válida, é preciso se planejar, afinal, quem não é visto não é lembrado. E em datas sazonais como essas, a concorrência pela visibilidade fica ainda maior!

Mapeie todas as datas, verifique quais são relevantes e oportunas para a sua empresa e vista a camisa.

No ambiente físico ou digital, você tem um mundo de oportunidades para fazer acontecer nos próximos meses. E a Empório High-Tech pode lhe ajudar nesse processo!

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