As Redes Sociais e o Turismo – Oportunidade Gerada pelas Olimpíadas Rio 2016

As mudanças tecnológicas estão exigindo dos hotéis uma rápida adaptação não só na gestão, mas também na forma de se comunicar com seus hóspedes e divulgar seus produtos e serviços.

As informações capturadas todos os dias em atualizações de status, checkin’s e postagens de fotos e vídeos são como pegadas digitais que deixam um registro preciso do perfil de consumo de informação, produtos e serviços dos usuários de redes sociais em todo mundo.

Somado a toda essa captação, podemos ainda utilizar os dados de nossos hóspedes para chegar a um perfil de cliente ainda mais preciso. Esse perfil é construído utilizando listas de e-mails e números de telefones celulares de seus clientes. Com essas informações é possível criar um perfil do seu hóspede utilizando ferramentas digitais.

A partir desse momento já podemos não só realizar campanhas de fidelização com os atuais clientes, mas também expandir essa listagem para pessoas que possuem o mesmo perfil do seu hóspede, mas que ainda não conhecem seu hotel.

Esse recurso possibilita apresentar seu hotel para pessoas muito semelhantes ao seu habitual consumidor.

Os números das redes sociais impressionam, mas a grande oportunidade do canal digital está na segmentação. Devemos tentar usar o máximo das informações conhecidas pelo hoteleiro do seu negócio para elaborar campanhas que toquem em temas muito relevantes para o grupo alvo.

Escolher o produto certo e divulgar para as pessoas certas é a grande oportunidade que as redes sociais oferecem aos hoteleiros.

É possível fazer segmentação de público por quase todos os termos que você imaginar, de birdwatching a pessoas que viajam com frequência ao exterior.

Em um ano de olimpíada podemos usar os dados das redes sociais para direcionar campanhas voltadas ao público estrangeiro e oferecer produtos hoteleiros contextualizados em qualquer lugar do mundo.

Em um levantamento realizado na ferramenta de dados do Facebook nos países Estados Unidos da América, Canadá, Reino Unido, Espanha, Itália, Alemanha, Argentina, Chile, Uruguai, México, Colômbia, França, Peru, Bolívia, Irlanda, Japão, Austrália e China chegamos ao número de 600 milhões de usuários distribuídos .
Quando realizamos o refino de uma busca nos 600 milhões de usuários buscando apenas as pessoas que viajam com frequência para o exterior e possuem interesse no Brasil, Jogos Olímpicos, Rio 2016 e Rio de Janeiro chegamos a um público com mais de 4 milhões de pessoas.

Essas pessoas estão lendo, curtindo, compartilhando e comentando artigos, páginas, fotos e vídeos do Brasil e tudo que gira em torno do evento Rio 2016.

Podemos melhorar ainda mais essa comunicação focando em esportes específicos alinhados com faixa etária e importância do esporte no país.

Mesmo durante os jogos olímpicos será possível utilizar a inteligência das ferramentas digitais para apresentar campanhas focadas no público presente nas competições através da geolocalização. A publicidade do hotel será exibida para pessoas que estão em um raio que pode variar entre 1 e 70 km do evento.

Campanhas nas redes sociais vão exigir do empresário atenção redobrada aos canais digitais. Responder os questionamentos, postar conteúdos alinhados com as campanhas e principalmente produzir fotos e vídeos de excelente qualidade, sempre focados nas experiências proporcionadas no ambiente do hotel e no entorno, são fatores críticos de sucesso nas redes sociais.

A página do hotel na rede social precisa ser muito semelhante a uma revista de variedades com informações não só do hotel, mas de tudo que importa para o hóspede.
Das amenities ao atrativo turístico da cidade, passando pelo spa e passeios, no fim, são as experiências vividas pelo hóspede que devem ser divulgadas em todas as campanhas no ambiente digital.

As mídias sociais possibilitam ainda total controle de orçamento com indicadores precisos que mostram em tempo real o alcance e a eficiência de cada campanha através de plataformas como o Google Analytics.

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