Dicas para comprar com segurança na Black Friday

Hoje em dia é muito mais fácil comprar pela internet, porém, é necessário cautela para que suas compras sejam seguras. Aproveitamos que a Black Friday está chegando e separamos algumas dicas para você, confira abaixo e boas compras.

  • Wifi público não é seguro;

Uma das coisas que você pode fazer para se proteger na hora de fazer suas compras é evitar comprar enquanto você estiver utilizando wi-fi público. Essa é uma estratégia porque o estabelecimento pode não oferecer dispositivos corretos para sua segurança. 

  • Preços atrativos demais;

Nessa época as ofertas ficam generosas, porém é necessário uma atenção redobrada, pois golpes acontecem com mais facilidade. O ideal é acompanhar o preço do produto pelo menos dois meses antes de efetuar a compra, para ter certeza que não está caindo em nenhuma armadilha. Vale também pesquisar em sites concorrentes, se a diferença de preço for muito desigual, desconfie. 

  • Páginas não seguras;

Verifique se o site faz uma conexão segura, sites seguros geralmente iniciam com https:// e não http://, isso pode ser um indicador de segurança. No canto direito superior aparece um cadeado indicando que o site tem seus dados protegidos, o que oferece maior segurança na hora de comprar com cartão de crédito por exemplo.

  • Sites com canais de atendimento;

Outra dica é procurar se o site em que você pretende realizar sua compra tem um número de SAC, caso precise entrar em contato por telefone com a empresa. É também direito do consumidor ter acesso ao CNPJ da loja e seu endereço físico, ou endereço de seu galpão logístico.

  • Verificar a reputação do site;

Na internet é possível acessar buscadores que medem a reputação do site ou e-commerce. O Reclame Aqui e até o próprio Procon são exemplos de sites em que você pode verificar a loja que deseja obter um produto, ou serviço, e ver como é a relação deles com seus clientes.

  • Antivírus atualizado;

Manter o antivírus atualizado parece uma informação clichê, porém é um passo importante, pois ele pode detectar um link perigoso, um site não seguro, evitando assim futuros problemas no seu computador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *